Buscar
  • Marcus Denzo Sakae

Quer abrir seu salão de beleza?

(Marcus Denzo Sakae)


Na economia global as atividades de beleza ocupam um espaço muito importante, pois são atividades que trazem emprego e renda para as mais diversas camadas da sociedade, além de serem serviços que movimentam a economia que vão muito além dos salões de beleza.

A indústria da beleza movimenta uma parcela da economia bastante complexa, dentre elas a indústria química, farmacêutica, de equipamentos voltados ao setor e principalmente do setor de serviços.


A cadeia da beleza é uma das cadeias econômicas que fazem a cabeça de muitos grupos empresarias à algum tempo, devido a sua complexidade, alta perspectiva de crescimento e principalmente pelas altas cifras que circulam nesse setor da economia global.


Digamos que os salões de beleza são a ponta dessa cadeia de produção, são neles que acontecem uma importante parte dessa cadeia econômica. Os serviços de beleza têm reflexos na sociedade e nas pessoas, seja tratando da aparência e possibilitando um marketing pessoal eficiente, seja nas questões emocionais trazendo à seus usuários uma alto-estima elevada aumentando a confiança e desempenho.


Outra questão envolvida de grande relevância é a questão de emprego e renda, pois são várias atividades envolvidas dentro de um salão de beleza. No Brasil estima-se que existam aproximadamente 1,1 milhões de salões de beleza e praticamente a metade deles está em situação irregular, na informalidade e/ou atua sem as devidas orientações legais e tributárias. Trazendo aos contadores e empresários dos salões de beleza um grande desafio para que essa atividade que tem suas regras de leis sejam bem orientadas e tenham crescimento sustentável. Para isso é necessário que o empresário seja orientado e esteja atento para a legislação trabalhista, fiscal e nas questões sanitárias e de saúde pública.


Na legislação tivemos a criação das leis 12.592/2012 e 13.352/2016, que trouxeram regras para que a atividade pudesse ser desenvolvida de modo seguro e com uma relação de trabalho saudável para economia.


A pergunta é: Você que é empresário do seguimento sabe quais a vantagens e obrigações dessas leis? Sabe quais são os trabalhadores que podem exercer atividades no seu salão com ou sem vínculo empregatício? Sabe quais as limitações e obrigações legais que o empresário da beleza tem?

Essas informações são imprescindíveis para que os salões tenham segurança jurídica e uma relação amistosa no ambiente de trabalho, sem falar nas relações trabalhista que merecem muita atenção.


Para você empresário da beleza que tenta realizar tudo da maneira correta e quer ter parceiros trabalhando no seu salão mas não sabe como fazer, a MD Sakae Contabilidade te convida a marcar uma conversa sem compromisso e buscar as soluções para usa empresa de beleza, trazendo segurança e crescimento sustentável para sua empresa.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo